Publicado em Ago 1, 2005

Os Autarcas Ladrões

O povo diz que quando alguém se coça, é sempre para dentro, na nossa direcção. Não acredita? Ora experimente.

É preciso dizer a verdade “limiana”: o povo não se importa que o autarca roube, desde que roube para o seu cantinho. Os outros que se lixem. O Presidente da Câmara até se pode abotoar a algum, mas e então? Há que ouvir a voz do povo, que numa entrevista de rua dizia, a propósito já não sei de qual deles: “Se eu pudesse fazia o mesmo!”

E diz mais, o “povaço”: “Com o nosso velho Presidente corrupto é muito melhor: já se sabe lidar com ele. É pagar o que se deve e receber o que se pede. E não me venham cá com essas leis de Lisboa, ambientalistas e escumalha dessa. A “gente” aqui faz as coisas à nossa maneira. Sempre foi assim, para quê mudar? No fundo, são todos iguais! E este, a gente já conhece. E mais: não queremos cá mais nenhum “Chico esperto” a abotoar-se a mais dinheiro. Este já comprou a vivenda, a casa de praia e o carro desportivo. O outro tinha que começar tudo do principio, saia mais caro e a gente não gosta de gente que fica mais rica que a gente de uma hora para a outra. Quem já é rico e roubou, que assim seja, mas o meu vizinho é que não pode roubar, senão roubo eu também! Só engordamos um porco!”

Basta lembrar o que Winston Churchill diz sobre o “povaço”: basta meia hora de conversa com um eleitor comum para se perceber como a Democracia não funciona!