Publicado em Jun 8, 2009

PSD vence as eleições europeias

A pior coisa que podia ter acontecido ao PSD. A oposição interna a Manuel Ferreira Leite dentro do PSD, que não tinha nenhum interesse em ganhar estas eleições, esvazia-se e a subida de um novo líder para as legislativas torna-se insustentável. E Manuela Ferreira Leite não é um bom candidato para Primeiro-ministro.

Por outro lado, este resultado alerta os simpatizantes da esquerda moderada para o perigo da vitória da direita nas legislativas e mobiliza-os para o voto útil no PS, vindos do Bloco de Esquerda e da CDU.

Para além disso, alerta também para os perigos da ingovernabilidade de um governo a partir de um resultado semelhante a este nas legislativas, coisa a que os eleitores também são bastante sensíveis.

Força ainda o PS a tomar o máximo de medidas populares e eleitoralistas durante os próximos três meses.

Estão portanto lançados os dados para uma vitória expressiva do PS em Outubro.

Sócrates já deu o mote no discurso da derrota: “preparação minuciosa para essa vitória”. Repararam no piscar de olho de Sócrates?

Uma última nota: confesso não ter conseguido concentra-me no discurso de Paulo Rangel: os emplastros em fundo eram inenarráveis.

Preocupante mesmo é a subida em toda a Europa dos partidos de extrema-direita. É um clássico; em tempos de crise, cada um olha só para o seu umbigo, entra-se em delírios proteccionistas, correndo com os imigrantes e esquecendo o que é partilhar com o próximo, esquecendo o que é ser socialista. Os resultados são sempre os que se sabem.