último episódio dos Simpsons em que Bart e o Homer se convertem ao catolicismo. O episódio, brilhante, acaba com uma mensagem de paz em que o Bart enfatiza o quanto são ridículas as divergências que opõe as diferentes facções de cristãos: católicos, protestantes, etc. " />

Publicado em Mai 11, 2008

Simpsons, Bob Geldof, Xiitas e Sunitas

Acabei de ver o último episódio dos Simpsons em que Bart e o Homer se convertem ao catolicismo. O episódio, brilhante, acaba com uma mensagem de paz em que o Bart enfatiza o quanto são ridículas as divergências que opõe as diferentes facções de cristãos: católicos, protestantes, etc.


via videosift.com

1000 Anos mais tarde, e verdadeiro final do episódio, a humanidade enfrenta mais uma guerra religiosa. As facções rivais, divergem sobre os ensinamentos de Bart Simpson, o último profeta de Deus, uns defendem que seriam acerca de amor e de tolerância, outros de compreensão e de paz (e se ele foi traído por Milhouse e desventrado por motos de neve até à morte)

Antes tinha estado a ver uma entrevista com Bob Geldof, que a certa altura menciona: “Tornar as pessoas mais ricas evita guerras, simplesmente porque as pessoas têm muito mais a perder.”

É tão óbvia esta constatação, e no entanto tão dificilmente entendida em toda a sua dimensão pelos governantes deste mundo.

Iraque: dias de hoje. Xiitas e Sunitas opostos simplesmente pela diferença de interpretação sobre quem deveria ter sido o verdadeiro herdeiro do profeta Maomé. Tretas. Dispostos a lutar porque têm muito pouco a perder.