Truque para os injuriados: conseguir os dados sub-repticiamente (usando qq técnica: csrf, xss, etc) e depois mostrá-los ao juiz. É óbvio que não podem ser usados como prova, mas entretanto o juiz já foi influenciado.

" />

Publicado em Mai 31, 2008

Os blogues e os velhos do Restelo

Aqui a agora na SIC: os blogues e o fim do mundo, tal como o conhecemos; para ver até ao fim. É que ainda se aprendem uns truques à conta de Moita Flores e Rogério Alves. Eis o que aprendi:

  • Truque para os perpetradores: podem injuriar e difamar à vontade na net que nada vos vai acontecer. Porquê? Porque como é um crime com menos de 3 anos de pena, não dá direito a pedir os logs aos ISPs e, portanto, nunca vão saber quem é quem. Até tem uma alcunha: “bagatela penal”
  • Truque para os injuriados: conseguir os dados sub-repticiamente (usando qq técnica: csrf, xss, etc) e depois mostrá-los ao juiz. É óbvio que não podem ser usados como prova, mas entretanto o juiz já foi influenciado.

Acerca da temática em sim e tal como a maior parte das novas ferramentas postas à disposição de todos nós, trata-se tão simplesmente de um problema de educação: na escola ou em casa, alguém tem que educar os miúdos para todas as possibilidades da Internet; não para o que se deve ou o que não se deve fazer, mas antes para as potencialidades e consequências (para o bem e para o mal) de tudo o que se faz e põe online.