Publicado em Dez 10, 2007

SunRise para Inglês ver?!

Parece que, durante o período Sunrise, será possível pedir o registo de um domínio que já está registado!

É a única maneira do período Sunrise fazer sentido, pois de outro modo e de acordo com o que leio, não seria mais do que manter o mesmo sistema por mais 90 dias.

O Sunrise existe, para outros domínios, quando se lança algo de novo, por exemplo quando apareceu o .eu ou quando em espanha se permitiu os caracteres IDN como ñ.

É comum, nessas situações, haver várias empresas com o mesmo interesse no mesmo domínio. Todas podem concorrer e será decidido, à posteriori, qual terá mais direito que todos as outras para o adquirir.

Pode até mesmo dar-se o caso de nenhuma ter pleno direito para adquirir esse domínio. Nesta situação, muitos gestores de tls optam por atirar os domínios ao ar no dia do fim do Sunrise e quem o apanhar fica com ele.

Acho pouco justo, pois beneficia que consegue fazer os melhores scripts de drop catching e quem tem os melhores acessos. Acho mais justo o sistema que foi agora usado em Espanha: sorteio.

Neste caso, e em termos práticos, não se introduz nada de novo, pois tudo o que será possível registar agora já era possível registar antes. Daí a minha conclusão no primeiro parágrafo deste post.

Senão alguém me explique, como se eu fosse muito burro, para que serve o período Sunrise; para Inglês ver?

De acordo com a wikipédia:
The term Sunrise Period refers to the period of time at the launch of a new top-level domain or second-level domain during which owners of trademarks may register a domain name containing the owned mark.