Publicado em Nov 15, 2007

Welcome to Financas.pt … Mulheres sexy no chat!?

Tendo o IVA para entregar, claramente afligido, um amigo perguntava-me: vê lá o que se passa com o site das finanças!? Ou será que tenho um vírus no meu computador. A sua preocupação era nitidamente legítima. Ao colocar financas.pt no barra de endereços, eis o que aparece:

Welcome to Financas.pt … Mulheres sexy no chat!?

Pensei: está-se mesmo a ver! Mais outro belo domínio, registado através de uma marca falsa. Verifiquei o whois e encontro:

Financas Services – 1581 Route 202 Pomona NY 10970 US, com o enderenço de email: info@financasservices.com

Pensei: será que existe mesmo uma empresa com este nome e registo de marca a nível Europeu?! Para a FCNN, parece que os dados entregues foram o suficiente para aceitar o domínio como válido. Não deram, nem mais um passo. Bastava tão somente, só mais um passo, FCNN, só mais um, e o evidente saltaria à vista. Bastava verificar a homepage da empresa “financas services”, isto é www.financasservices.com ou procurar ++“financas services” no Google.

Pois é, o resultado da procura no Google é ZERO, e a homepage da empresa e é uma página parqueada, por “coincidência” registada no mesmo dia do registo do finanças.pt! Está-se mesmo a ver, não é?

Pois. O verdadeiro dono do domínio chama-se John Hartman, é um domainer especulador e dono da empresa 800-Discount Club, Inc.

Eis alguns dos domínios deste senhor: http://www.domains4less.com e onde o financas.pt irá parar mais cedo ou mais tarde, à parte dos domínios financeiros.

Por amor de Deus FCCN, que mais é preciso para mudarem de atitude?

Vê ai a liberalização. Se este senhor passa essa barreira quem lhe irá tirar o domínio ou domínios depois?

P.S: Também descobri que a morada em Pomona é uma fachada para, pelo menos 200 domínios e fica por cima de um excelente restaurante chinês, chamado Pomona Oriental Incorporated, que por sinal, parece não ser nada mau.

P.S.S: O Archive.org deu uma ajuda preciosa pois forneceu a ligação que faltava entre a empresa e a morada de fachada.

P.S.S.S: O verdadeiro domínio das finanças é www.e-financas.gov.pt