Publicado em Out 30, 2007

JoséSócrates.com na coluna de opinião de Paulo Querido no Expresso

Paulo Querido, conhecido e famoso jornalista, bloguer e empreendedor da nossa praça, dedica a sua mais recente coluna de opinião no Expresso à liberalização dos domínios .pt e ao projecto JoséSócrates.com.

Salta nitidamente à vista como Paulo Querido é atento e está informado em assuntos ligados à Internet. É a primeira vez que vejo em Portugal um artigo tão completo e uma análise tão perspicaz e inteligente.

Concordo com 98% das análises feitas no artigo, à excepção de dois pequenos pontos:

1º Que não há nada a fazer. Concordo que, em Portugal é bastante difícil mudar hábitos muito enraizados e temos tendencialmente o costume de baixar os braços. Falar, falar, apontar o dedo, esconjurar os corruptos e, no fim, acabar por não fazer nada. Acabar na clássica interjeição: “pois é!”. Ao que se responde: “pois é, meu caro, e o Benfica?” No entanto também é sabido que, se devidamente acossados, podemos ultrapassar esta procrastinação. O que é preciso é chegar ao mainstream. Foi isso que me levou a pôr este projecto de pé. É uma das áreas de negócio que me é querida e onde me movo bastante e, caramba, sou Português! Com a graça de jornalistas atentos, interessados e conscientes como o Paulo Querido, o projecto há-de chegar a bom porto!

2º O segundo ponto onde se me permite discordar tem a ver com os domínios IDN. O Paulo Querido não acredita que tenham futuro. Eu, ao contrário, penso que no futuro serão apenas vistos como domínios “normais”. É só uma questão da tecnologia evoluir o suficiente para que as suas especificidades técnicas sejam transparentes ao utilizador comum. O que inclui, claro está a sua utilização em endereços de email. Os chineses já chamam aos domínios IDN em chinês apenas “domínios chineses”. Perder a designação IDN é só o primeiro passo. O mercado mais evoluído neste momento é o mercado Alemão, onde são tratados exactamente como domínios clássicos.

Bem-haja Paulo, por ter feito esta mensagem chegar mais longe.